Home home
 
  Institucional Apoios e Parcerias Diretoria Doe pelo IR Como Participar Vídeos Sala de Imprensa Localização  
 
   
      Institucional  
 

A Associação Comunitária Presbiteriana é uma entidade mantida pelos membros da Igreja Presbiteriana de Curitiba, que compõem a sua Assembleia Geral. A ACP é a responsável por dois importantes projetos sociais, em Curitiba o Centro de Educação Infantil Miriam e o Lar Hermínia Scheleder. Juntos, os dois projetos atendem a 160 crianças carentes de Curitiba e região.

Criado em julho de 1976, o Centro de Educação Infantil Miriam é um referencial no atendimento à comunidade carente da região Norte de Curitiba. Diariamente, recebe 120 crianças em idade pré-escolar e lhes oferece educação integral, além de atendimento médico e odontológico e acompanhamento nutricional, com quatro refeições diárias. Localizada no Pilarzinho, a Creche Miriam, como é conhecida, possui turmas do Maternal I ao Jardim III, garantindo a alfabetização de todos os seus alunos.
           
Fundado em 1964, o Lar Hermínia Scheleder nasceu da necessidade de atendimento as crianças e adolescentes carentes e abandonadas que vinham à procura de auxílio na Igreja Presbiteriana de Curitiba. Funcionou durante mais de 25 anos em Santa Felicidade e hoje está instalado em uma grande propriedade em Colombo onde acolhe os menores encaminhados pela Vara da Infância e Juventude de Curitiba. Quando encaminhados para o acolhimento, as crianças e adolescentes recebem abrigo, moradia, alimentação, vestuário, educação, assistência média e odontológica, acompanhamento psicológico, orientação religiosa e oportunidades de lazer e entretenimento, tudo isso acompanhado de muito carinho, amor e afeto. Com isso os acolhidos tem a possibilidade de voltar a sonhar e a descobrir uma nova realidade de vida, podendo vivenciar um presente digno e a perspectiva de um futuro promissor. Em mais de 40 anos de atividades, o LHS já atendeu mais de mil crianças e adolescentes. Atualmente acolhe 40 crianças com idade entre 5 e 18 anos, que ocupam quatro das suas oito casas-lares. A principal missão do Lar Hermínia Scheleder é desembaraçar os caminhos tortuosos, traçados pela desigualdade, a injustiça e o desamor.
           
Esses dois importantes trabalhos são sustentados pela Igreja Presbiteriana de Curitiba, com parceria da Prefeitura Municipal de Curitiba por meio da Secretaria Municipal da Educação e da Fundação de Ação Social. Além dos convênios oficiais a ACP tem buscado o apoio da sociedade, especialmente das empresas socialmente responsáveis, para manter e ampliar o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência de nossa cidade.

Você pode fazer parte dessa história! Basta estender a mão!




TÍTULOS E REGISTROS

Utilidade Pública Municipal (Lei 8.338/93)
 - Registro na F.A.S. - n° 161
Utilidade Pública Eestadual (Lei 6.579/74) - Registro no Comtiba n° 81
Estatuto Resgistrado sob n° 826 - Livro a (2º ofício de Reg. de Títulos e Documentos)

 
  Associação Comunitária Presbiteriana
Endereço: Rua Comendador Araújo, 343 - Centro - Telefone: (41) 3224-0302
E-mail: acpcuritiba@terra.com.br